Os principais destaques incluem: expansão dos galpões para 83 milhões de m², um aumento de 10% em relação ao ano anterior; assinatura de 27 milhões de m² de novos contratos de locação, um aumento de 12% em relação ao ano anterior; crescimento de galpões refrigerados para mais de 3 milhões de m² globalmente; conclusão do maior data center built-to-suit da China e aquisição de locais para fornecer mais de 600 MW de capacidade de energia adicional no Japão; aumento da capacidade de energia renovável para 700 MW, um aumento de 68% no ano e adição de 150 empreendimentos verdes (green building) e certificações energéticas ao portfólio.
Ming Mei, cofundador e CEO da GLP afirma: “A GLP apresentou um bom desempenho operacional em seus negócios globais em 2022 e está bem-posicionada para 2023. Estamos focados em expandir nossos negócios de data center e energia renovável e continuar expandindo nosso principal negócio de logística para atender à demanda contínua dos clientes, o que resultou em recorde de locação e de desenvolvimentos de ativos. A sustentabilidade continua sendo uma prioridade à medida que desenvolvemos e operamos nossos ativos com desempenho ambiental e inovação para minimizar as emissões de carbono, bem como apoiar as diretrizes de sustentabilidade de nossos clientes”.
Em 2022, os fundamentos do setor imobiliário logístico permaneceram resilientes à medida que a demanda por instalações logísticas modernas aumentou, impulsionada por mudanças na cadeia de suprimentos global e pelo crescente consumo doméstico atendido pela falta de oferta nos principais mercados. A GLP expandiu seu portfólio de galpões logísticos para 83 milhões de m² em 2022, entregando 3 milhões de m² de empreendimentos e iniciando o desenvolvimento de 3,4 milhões de m² de novos empreendimentos. Um total de 27 milhões de m² de galpões foi alugado globalmente – um aumento de 12% em relação ao ano anterior, com uma taxa de locação do grupo de 92%.
A GLP continua a desenvolver o seu ecossistema logístico de cadeia de suprimentos por meio da expansão dos galpões refrigerados. Espera-se que este mercado cresça com o aumento da demanda por maior shelf life de produtos e logística com temperatura controlada nos setores farmacêutico, químico, alimentício e de bebidas. A partir de 2022, a GLP entregou mais de 3 milhões de m² de áreas refrigeradas em seus mercados na Ásia, Europa e Américas e continua a identificar oportunidades para investir neste setor.
A GLP continua a expandir sua base global de clientes, estabelecendo parcerias com seus locatários para suportar seus planos de expansãointernacional, à medida que eles crescem em novos mercados.
Aproximadamente 21% da área locável total da GLP é alugada para clientes globais que utilizam as instalações da GLP em mais de um país, sustentados por setores com forte demanda de crescimento internacional, como por exemplo, o comércio eletrônico e serviços de entrega expressa. As modernas instalações de logística da GLP e os serviços de gestão de propriedades com valor agregado, continuam a atrair clientes recorrentes com constantes renovações de aluguel.
A GLP lançou seu negócio de data center em 2018 e tem como objetivo fornecer capacidade de carga de TI segura, disponível e resiliente para seus clientes em todo o mundo. Os fundamentos do data center permanecem fortes com a crescente demanda por instalações locais de data center hyperscale para dar suporte às tendências de digitalização, como IA, IoT e serviços de nuvem em vários os setores.
A GLP é atualmente uma das principais operadoras independentes de data centers na China, com ativos que fornecerão aproximadamente 1.400 MW de capacidade de carga de TI após a conclusão. Durante o ano, a GLP também garantiu o maior data center construído sob medida na China para uma importante empresa doméstica de Internet. Para apoiar o crescimento sustentável da indústria, 100% dos novos data centers GLP na China são construídos para atender aos padrões GB-A/T3+ e certificações ODCC.
Em 2022, a GLP anunciou planos para entrar no mercado de data centers do Japão, visando investir mais de US$ 12 bilhões nos próximos cinco anos para atingir 900 MW de capacidade de energia. Desde então, a GLP fez progressos significativos para desenvolver sete ativos no Japão, Londres e Brasil, incluindo a garantia de locais privilegiados para futuros desenvolvimentos de campus de data center nas regiões de Tóquio e Kansai, que fornecerão aproximadamente 600 MW de carga de TI. A GLP espera inaugurar seu primeiro campus de data center no Japão na Grande Tóquio em 2023, com o primeiro empreendimento previsto para estar pronto para o serviço a partir de 2024.
A GLP continua ajudando na transição energética global e atendendo à demanda de energia limpa, operando e desenvolvendo ativos em toda a cadeia de valor de energia renovável, incluindo energia solar, energia eólica e soluções de armazenamento de energia.
Em dezembro de 2022, a GLP atingiu 700 MW de capacidade de energia solar a partir de painéis solares locais instalados na GLP e em propriedades de terceiros na Ásia, Europa e Américas, resultando em um aumento anual de 68% na capacidade total de energia solar.
Em 2020, a GLP lançou uma joint venture com a Contemporary AmperexTechnology Ltd. (CATL), fornecedora líder mundial de baterias e maior fabricante de baterias para veículos elétricos para criar uma nova plataforma destinada a expandir o uso de novas energias por meio de ofertas de energia como serviço para promover a sustentabilidade em logística e transporte. A partir de 2022, a CATL lançou cinco estações de troca de baterias para veículos pesados com 15 estações adicionais em andamento; cada estação atende mais de 150 veículos por dia.
A GLP continua progredindo em seus compromissos e metas ESG com foco na redução das emissões de carbono no desenvolvimento e nas operações, além de apoiar os clientes a atingirem suas metas de desempenho de sustentabilidade. A empresa está medindo o carbono incorporado em seus desenvolvimentos por meio de avaliações de ciclo de vida que ajudam a entender melhor o impacto e identificar oportunidades de redução localizada durante a concepção do projeto e a construção.
O GLP Shanghai Baoshan recebeu a primeira certificação LEED EBOM Platinum da GLP e é um dos primeiros projetos de logística na China a receber este nível de certificação. As emissões de carbono no parque foram reduzidas em 2.500 toneladas de CO 2 e e o parque alcançou a neutralidade na emissão de carbono em suas operações.
A GLP obteve aproximadamente 150 novas certificações verdes de construção e de energia no ano passado, alcançando 480 certificações como parte de seu compromisso global de 2022 para desenvolver empreendimentos dentro das mais relevantes certificações construtivas sustentáveis reconhecidas globalmente.
A empresa manteve sua classificação de risco ‘Baixo’ e tem um dos melhores desempenhos ESG pela Sustainalytics, que mede a exposição e a gestão de riscos ESG específicos do setor da empresa.