Novidades

Luz no fim do túnel
Compartilhe:

“O setor de galpões logísticos no Brasil enfrenta, desde 2014, a pior crise de sua história.
Com produções e estoques em trajetória ladeira abaixo, ano a ano, na indústria e no comércio, devido à situação econômica do País, os clientes desapareceram e a taxa de vacância explodiu. Mas é justamente desse cenário negativo que surgem fatores que indicam uma luz no fim do túnel. Nos últimos meses, a perspectiva de recuperação econômica vem causando as primeiras movimentações em um mercado, até então, estagnado.

E as empresas que começam a procurar opções de galpões para suprir uma possível retomada da produção encontram condições bastante favoráveis. Isso porque, para tentar driblar a vacância dos últimos anos, o setor vem adotando medidas como reduções de aluguel e oferta de carência para pagamentos.

Na contramão, no caso da GLP Brasil, que atua na área de condomínios logísticos, o impacto da crise foi menor. “Fechamos o primeiro semestre de 2017 com 88% do nosso portfólio estabilizado locado, número positivo se comparado com a vacância total do mercado, de 27%. No ano passado, nossa taxa de ocupação esteve no mesmo nível da taxa atual. Além disso, fechamos o primeiro semestre deste ano com o valor médio de locação em R$ 22,60, ante R$ 22,20 de um ano antes”, revela o presidente, Mauro Dias. Ainda assim, a análise da empresa quanto ao futuro é cautelosa.

“Vivemos em um momento de mercado nos últimos anos em que o ritmo de crescimento da oferta continuou forte, apesar da redução da demanda provocada pela crise econômica. Isto fez crescer a taxa de vacância, o que foi agravado pela retração do consumo e pela busca de maior eficiência, como centralização das operações para otimizar custos.” Dias afirma que, se antes algumas empresas tinham mais de um centro de distribuição em uma região, agora optam em unificar essas operações, reduzindo a área total locada e colaborando para o aumento da taxa de vacância. “Acredito que teremos uma redução significativa de novas entregas nos próximos dois anos, e que a retomada da demanda deve levar a um maior equilíbrio da oferta e da demanda neste mercado”, analisa.
 

Fonte: Revista Secovi

Mais Novidades
logo do PRI - Principles for Responsible Investment
logo GRESB Real Estate member
ícone de empresa certificada ISO 9001:2015
logo USGBC member
logo da ANBIMA de Gestão de Recursos