A GLP, líder global desenvolvedora e operadora de galpões logísticos, data centers, energia renovável e tecnologias relacionadas, acaba de receber a certificação LEED GOLD para os quatro galpões da primeira fase do GLP Guarulhos II e LEED SILVER para o galpão mais recente do GLP Duque de Caxias, construído na última fase do empreendimento.
Até 2022, foram 33 galpões certificados, somando 1,2 milhão de metros quadrados de área bruta locável e 9 galpões em processo de certificação, totalizando cerca de 570 mil m² de área bruta locável. A meta de 2023 foi ampliada para obter certificação LEED em 85% dos galpões totalmente desenvolvidos pela GLP, sendo que, até o momento, 83% já estão certificados. Desde 2021, a empresa está empenhada em garantir que seus novos desenvolvimentos tenham certificação LEED.
No setor de galpões logísticos, as instalações de alto padrão construtivo, como as desenvolvidas pela GLP, o uso racional de recursos naturais e redução de impactos ambientais são fatores essenciais para oferecer aos clientes não apenas centros de distribuição que estejam alinhados às práticas de sustentabilidade, como também redução de custos operacionais. Isso é possível devido a características específicas de projetos da empresa, como o aproveitamento de iluminação natural – reduzindo até 100% do custo de energia; utilização de lâmpadas LED, que permitem redução de até 70% no consumo; e o reuso de água, reduzindo o consumo hídrico em até 40%.
Segundo o presidente da GLP no Brasil, Mauro Dias, a empresa, em cada projeto, busca seguir premissas de sustentabilidade. “Estamos comprometidos com diversas iniciativas ESG em todas as etapas do nosso negócio, desde a aquisição do terreno, concepção do projeto, construção, até as operações diárias dos clientes”, explica.
O executivo destaca que, desde o início das operações da GLP no Brasil, todos os empreendimentos desenvolvidos pela empresa são projetados e desenvolvidos de acordo com os padrões estabelecidos pela principal certificação de sustentabilidade no mercado.
“Pensar em formas de reduzir o consumo de água e energia, economizar materiais e outros recursos naturais faz parte do dia a dia dos colaboradores da GLP. Trabalhamos constantemente, para inspirar todo o ecossistema logístico na conscientização a respeito do tema”, reforça Mauro.
Programa de certificação de edificações verdes
A Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, ou Liderança em Design de Energia e Meio Ambiente), realizada pelo U.S. Green Building Council (USGBC), é um programa de certificação de edificações verdes adotado em todo o mundo.
O sistema de avaliação LEED aborda o projeto, a construção, a operação e a manutenção de edificações quanto ao seu impacto ambiental. De acordo com a pontuação, baseada em quesitos como redução de emissão de gases que causam efeito estufa, proteção de fontes de água e de ecossistemas e aumento da saúde individual e qualidade de vida nas comunidades, os edifícios podem receber as certificações LEED Platinum, Gold, Silver e Certified.
Sobre a GLP
A GLP é uma líder global desenvolvedora e operadora de galpões logísticos, data centers, energia renovável e tecnologias relacionadas. Nossa vasta experiência operacional permite construir negócios de alta qualidade e criar valor para nossos clientes. Operamos ativos e negócios em 17 países da Ásia, Europa e Américas. A GLP Capital Partners, gestora global de ativos alternativos com aproximadamente US$ 125 bilhões em ativos sob gestão (em 31 de dezembro de 2022), é a gestora exclusiva de investimentos e ativos da GLP.
Saiba mais sobre a GLP: www.glp.com
Assessoria de imprensa da GLP Brasil
Eduardo Ruiz Vella
[email protected]
+55 (11) 9 8718 0036
+55 (41) 3018 3377