Para tornar as compras mais fáceis e rápidas para os clientes, grandes empresas do setor farmacêutico estão investindo nas plataformas digitais, seguindo os novos hábitos de consumo on-line dos brasileiros. Buscando atender às expectativas dos consumidores, que esperam entregas cada vez mais rápidas, o setor tem apresentado um movimento crescente em direção a soluções logísticas mais eficientes. A GLP, líder global em instalações logísticas modernas, aponta que o setor farmacêutico foi um dos que mais demandou instalações de alto padrão nos últimos meses, cerca de 17% do total de locações de 2017 e 2018, e já representa cerca de 10% de todo o portfólio de condomínios logísticos da empresa.
De acordo com o 38º estudo Webshoppers, realizado pelo Ebit/Nielsen, no primeiro semestre de 2018 o e-commerce brasileiro faturou R$ 23,6 bilhões, uma alta de 12% em relação ao semestre anterior. O grande volume de vendas on-line do setor farmacêutico, principalmente de perfumes e cosméticos, foi um dos fatores que impulsionou esse crescimento, representando 15% do total de pedidos. Em 2017, o mercado de vendas eletrônicas de medicamentos, cosméticos e produtos de beleza movimentou R$ 900 milhões e deve continuar sua expansão.
O presidente da GLP Brasil, Mauro Dias, destaca que uma das principais demandas das grandes empresas do setor de medicamentos que orienta a busca por instalações logísticas mais eficientes é, sem dúvida, a proximidade em relação aos grandes centros consumidores – fundamental para a agilidade nas entregas do e-commerce. “As empresas que investem na venda on-line de medicamentos conseguem otimizar suas entregas devido à localização estratégica dos parques logísticos da GLP, que ficam próximos a rodovias importantes e, a grande maioria, em um raio de até 30 km dos centros consumidores.” Outro ponto importante é o padrão de qualidade dos galpões GLP, que garante a integridade dos produtos armazenados. “As operações de empresas do setor farmacêutico necessitam de adaptações como controle de umidade, isolamento térmico e climatização”, explica Dias.
Em 2018, a GLP assinou dois novos contratos com empresas do setor farmacêutico: um galpão de 28 mil m2 no GLP Irajá, no Rio de Janeiro, locados pela Drogarias Pacheco e outros 10 mil m2 para a Extrafarma no GLP Guarulhos. Ambas as empresas têm investido em suas plataformas de vendas pela internet. Além disso, outros clientes do setor expandiram suas locações, totalizando 55 mil m2locados e ampliados para o setor farmacêutico em 2018.
Para Dias, o crescimento da GLP no setor farmacêutico é um reconhecimento da qualidade das soluções entregues pela empresa, que são desenvolvidas para atender quaisquer necessidades dos locatários. “Uma estrutura logística moderna e eficiente tem impacto na satisfação do consumidor final, por isso oferecemos soluções que realmente fazem diferença nos negócios dos nossos clientes”, finaliza.
Fonte: Revista Qual Imóvel Online
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